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  • Foto do escritorJean Carlos Saba Alves

O que é Pricing e como ele pode ajudar sua empresa?

Estratégias que geram vantagem competitiva para empresas são sempre bem-vindas, você não acha? Uma delas que você precisa conhecer mais é o Pricing.

Essa ferramenta vai além de apenas definir preços tomando como base custos fixos e variáveis.

Mas enfim, o que é Pricing? E como ele pode ajudar sua empresa?

Pricing é um conjunto de estratégias que determinam o valor de um produto ou serviço, além de considerar o poder de compra e a percepção do público-alvo. Ou seja, definir o preço ideal para os consumidores.

Ele nasceu como uma evolução do processo de Markup, que determina preços levando em conta apenas as despesas e a concorrência, baseando-se em poucos fatores usuais. O Pricing vai muito além: sua metodologia considera o valor percebido e esperado pelo cliente final.

Apesar do markup ainda ser muito utilizado por empresários, o pricing tem sido cada vez mais adotado por empresas que compreenderam que a formação de preços precisa considerar também o perfil do seu público alvo.

É claro que não se trata de um processo simples, para entendermos o Pricing, é necessário pesquisa e análise estratégica, calcular cada aspecto do negócio.


Confira os principais fatores:

1 Setor de atuação do negócio;

2 Análise da concorrência;

3 Custos fixos e variáveis;

4 Cenário atual do mercado;

5 Ponto de equilíbrio;

6 Capacidade de compra do consumidor;

7 O valor percebido pelo cliente;

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse assunto, observe que o uso dessa ferramenta promove muitos benefícios para as empresas. O principal é o impacto direto na margem de lucro do negócio.

Conheça agora as principais vantagens para quem adota essa prática:

1 Melhoria do posicionamento da marca;

2 Aumento do potencial de conversão e, consequentemente, do lucro;

3 Otimização da experiência de compra;

4 Valorização do produto ou serviço;

5 Precisão ao avaliar o mercado e o seu público-alvo;

6 Escolhas mais assertivas de fornecedores, reduzindo custos fixos e aumentando a qualidade e a melhor percepção da constante volatilidade dos consumidores.


A adoção do Pricing é muito importante porque está cada vez mais difícil prever o comportamento de compra do consumidor. Os consumidores estão mais conectados, conscientes e criteriosos. Principalmente quando falamos sobre vendas no e-commerce.

O Pricing ganha ainda mais destaque quando a empresa opera no varejo. Afinal, com alta concorrência e a diversidade de clientes, uma estratégia que consegue conectar com público, garante que eles olhem para o valor entregue e não apenas para o preço.

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