Estratégias que geram vantagem competitiva para empresas são sempre bem-vindas, você não acha? Uma delas que você precisa conhecer mais é o Pricing.
Essa ferramenta vai além de apenas definir preços tomando como base custos fixos e variáveis.
Mas enfim, o que é Pricing? E como ele pode ajudar sua empresa?
Pricing é um conjunto de estratégias que determinam o valor de um produto ou serviço, além de considerar o poder de compra e a percepção do público-alvo. Ou seja, definir o preço ideal para os consumidores.
Ele nasceu como uma evolução do processo de Markup, que determina preços levando em conta apenas as despesas e a concorrência, baseando-se em poucos fatores usuais. O Pricing vai muito além: sua metodologia considera o valor percebido e esperado pelo cliente final.
Apesar do markup ainda ser muito utilizado por empresários, o pricing tem sido cada vez mais adotado por empresas que compreenderam que a formação de preços precisa considerar também o perfil do seu público alvo. É claro que não se trata de um processo simples, para entendermos o Pricing, é necessário pesquisa e análise estratégica, calcular cada aspecto do negócio.
Confira os principais fatores:
Setor de atuação do negócio;
Análise da concorrência;
Custos fixos e variáveis;
Cenário atual do mercado;
Ponto de equilíbrio;
Capacidade de compra do consumidor;
O valor percebido pelo cliente;
Agora que você sabe um pouco mais sobre esse assunto, observe que o uso dessa ferramenta promove muitos benefícios para as empresas. O principal é o impacto direto na margem de lucro do negócio.
Conheça agora as principais vantagens para quem adota essa prática:
Melhoria do posicionamento da marca;
Aumento do potencial de conversão e, consequentemente, do lucro;
Otimização da experiência de compra;
Valorização do produto ou serviço;
Precisão ao avaliar o mercado e o seu público-alvo;
Escolhas mais assertivas de fornecedores, reduzindo custos fixos e aumentando a qualidade e a melhor percepção da constante volatilidade dos consumidores.
A adoção do Pricing é muito importante porque está cada vez mais difícil prever o comportamento de compra do consumidor. Os consumidores estão mais conectados, conscientes e criteriosos. Principalmente quando falamos sobre vendas no e-commerce.
O Pricing ganha ainda mais destaque quando a empresa opera no varejo. Afinal, com alta concorrência e a diversidade de clientes, uma estratégia que consegue conectar com público, garante que eles olhem para o valor entregue e não apenas para o preço.
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